Notícias

IV Festival de Música da PB contará com votação popular

Foto: TherclesA 4ª edição do Festival de Música da Paraíba, que este ano homenageia o compositor paraibano Genival Macedo Lins, autor da música Meu Sublime Torrão, contará com uma grande novidade, a votação popular pela internet. O edital será lançado na próxima semana e o prazo para as inscrições dos artistas será de 45 dias.

Este ano, o evento terá um maior número de premiações e uma grande novidade que é a participação das pessoas votando para escolher um dos premiados da competição. A diretora presidente da empresa paraibana de comunicação - a EPC - Naná Garcez explicou como funcionará e qual o prêmio desse artista escolhido pelo público

"Como já anunciado pelo governador, o Festival desse ano terá uma quinta classificação. Além dos três primeiros lugares e o prêmio de melhor performance, haverá uma quinta premiação que na verdade é um crédito no valor de R$ 3 mil reais que será dado ao vencedor do votos pela internet, para que ele compre um equipamento musical. E a grande novidade é que nesta edição nós vamos ter a votação pela internet, no último dia", disse.

O homenageado desta edição, Genival Macedo, teria completado 100 anos no último dia 28 de março, teve forte contribuição na música paraibana, e também fez parte do corpo de funcionários da Rádio Tabajara nos anos de 1940.

"Ele é muito mais conhecido por ser o autor de 'Meu Sublime Torrão', uma música que se tornou em 1972 o hino popular de João Pessoa, mas ele é um artista de muitas características, de um enorme talento e fez várias outras composições, quase 100, e em diversos ritmos."

A inscrição das composições é gratuita e totalmente online. Os Shows serão exibidos pelas transmissões ao vivo, direto do local de apresentação dos músicos, e acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de setembro. Nana ainda destacou a relevância do festival para o cenário musical da Paraíba. "O festival resgata a memória de grandes artistas paraibanos, abre uma grande janela para apresentação de músicas autorais inéditas, de artistas que estão fazendo, atualmente, parte da cena cultural paraibana e ainda premia o talento e oferece reconhecimento a quem participa", pontuou.

O evento é realizado pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Comunicação Institucional - Secom PB, Empresa Paraibana de Comunicação – EPC, Rádio Tabajara e Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc.